NOSSA HISTÓRIA

Em janeiro de 1987 foi fundada a Associação dos Funcionários do Banrisul, com o intuito de defender os interesses de todos os trabalhadores do Banco, que teve sua primeira reunião na sede do Clube dos Bacharéis em Ciências Contábeis, na Rua dos Andradas, em 26 anos de vida contou com o mandato de sete presidentes. São eles Antonio Mauricio Reschle (1987 a 1990), Lourival Amaral Stock (1990 a 1991), José Reis de Castro (1991 a 1995), Edson Fernando de Lima Bazana (1995 a 1996), Robson Colombi Schüller (1996 a 1999), Tomaz Augusto Schüch (1999 a 2000) e Adão Geraldo Régis dos Santos, que iniciou sua gestão em março de 2000 para um mandato tampão, e posteriormente foi eleito em junho de 2001. Recentemente foi reconduzido ao cargo até 2008.

A primeira Sede da Associação foi na Rua Caldas Júnior, 120, no 22º andar, lembra o ex-presidente e atual presidente do Conselho Deliberativo, Edson Fernando de Lima Bazana. “A entidade realizou várias ações significativas, como a que resultou no Abono Dedicação Integral (ADI), beneficiando funcionários comissionados e a redução de taxas de juros para funcionários.”

O início

No início, a Associação contava com o número de associados escriturários menor do que o número de comissionados. Através de campanhas de divulgação da entidade, o número de funcionários de diversas áreas foi aumentando, chegando a 1000 até o Plano de Incentivo a Demissão Voluntária, em 1996, no Governo Britto, que estimulou banrisulenses a pedir demissão espontânea. Após algumas adequações por que o Banco passou, o quadro funcional voltou a se estabilizar e, por conseqüência, a associação voltou a aumentar seu número de participantes, contando atualmente com cerca de 2.000 associados.

Depois de três anos de fundação, já em fevereiro 1990 a Associação lançou para o seu associado o Informativo Asbergs nº 1, com 4 páginas e 13 mil exemplares distribuídos no Estado. A primeira edição trouxe a entrevista do então prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, funcionário do Banrisul, abordando seu primeiro ano de mandato municipal. Na época, Adão Geraldo era gerente de Assistência à Saúde da Fundação Banrisul de Assistência Social, e também falou sobre a implantação do PAM e o trabalho de divulgação da Fundação para os seus beneficiários.

Na edição de maio de 199, o Informativo entrevistou o deputado estadual José Fortunati, que falou sobre seu projeto de Lei que instituía a obrigatoriedade da inclusão de representantes de empregados nas diretorias das Sociedades de Economia Mista, empresas Públicas e Fundações.

Em fevereiro de 1990 a Associação imprimiu a 1ª edição do jornal da Asbergs. As evoluções do Informativo também vieram com o tempo. Inicialmente impresso em tablóide e papel jornal, deu um salto de qualidade em 1991, em sua 6ª edição. Passou a ser impresso em papel ofício e nas cores azul e branco.

História da Logomarca

Nelcy Valente Vieira lembra, com orgulho, do momento em que a Diretoria da Asbergs acenou positivamente para sua criação. “Fiquei sabendo que a Associação estava precisando de uma logomarca e resolvi criar alguma coisa.” Nelcy, que na época trabalhava no setor de Compensação de Cheques, foi avisado de que tinha sido o escolhido e ficou muito feliz.

Evolução da Logomarca